Campanha Maio Verde 2024: Prevenção e Combate ao Glaucoma, a principal causa de cegueira irreversível no mundo.

Campanha Maio Verde 2024: Prevenção e Combate ao Glaucoma, a principal causa de cegueira irreversível no mundo.

A Campanha Maio Verde visa informar o público sobre os fatores de risco, sintomas e a importância
dos exames oftalmológicos regulares para detectar o glaucoma precocemente. Além disso, defender o acesso equitativo a serviços oftalmológicos de qualidade, incluindo exames de detecção, diagnóstico e tratamento adequado do glaucoma. Data é importante para incentivar a participação ativa da comunidade na promoção da saúde ocular, por meio de eventos, palestras educativas, mídia social e outras iniciativas locais.

No mês de maio, a Campanha “Maio Verde – Prevenção e Combate ao Glaucoma”, dedicada à prevenção e combate ao glaucoma, lança luz sobre uma doença ocular silenciosa que afeta milhões de pessoas globalmente. Neste ano de 2024, a Sociedade Brasileira de Glaucoma desenvolveu uma campanha através de materiais educativos, como cartilhas para pacientes, materiais de apoio aos oftalmologistas para incentivar eventos locais e vídeos curtos explicando todos os aspectos da doença, para disseminar o conhecimento, promover exames regulares e ampliar o acesso ao tratamento para garantir uma visão saudável para todos. “Estamos empenhados em educar a população sobre o glaucoma e promover a detecção precoce para prevenir a perda de visão irreversível”, afirma o Dr. Emílio Suzuki, presidente da SBG. “A Campanha Maio Verde é uma oportunidade valiosa para disseminar conhecimento e incentivar a participação ativa da comunidade na promoção da saúde ocular”.

O glaucoma, muitas vezes chamado de “ladrão silencioso da visão”, é uma condição ocular progressiva que pode resultar em danos permanentes ao nervo óptico e, eventualmente, levar à cegueira. “ O glaucoma particularmente perigoso é sua natureza assintomática nas fases iniciais, o que significa que muitas pessoas podem estar sofrendo com a doença sem sequer perceber. A pressão intraocular elevada é um fator de risco comum para o desenvolvimento do glaucoma”, explica o presidente da SBG. À medida que a pressão do olho aumenta, ocorre a lesão no nervo óptico. Existem diferentes tipos de glaucoma, sendo os mais comuns o glaucoma de ângulo aberto e o glaucoma de ângulo fechado. Esse “sobrenome” do glaucoma (aberto ou fechado) é fundamentado pelo aspecto anatômico do olho do paciente.

 

Fonte: https://www.sbglaucoma.org.br